Pular para o conteúdo principal

CENTENÁRIO VINÍCIUS DE MORAES


1913

Nasce no dia 19 de outubro, na Rua Lopes Quintas nº114, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Com o nome de batismo Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes (apenas aos nove anos registra o Vinicius de Moraes), é filho de Lydia Cruz de Moraes e de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes.


1922

No ano da Semana de Arte Moderna em São Paulo, do Centenário da Independência comemorado no Rio de Janeiro e do levante dos 18 do Forte de Copacabana, Vinicius já escreve os primeiros versos e poemas no colégio


1927

Através da amizade com os irmãos Paulo, Haroldo e Oswaldo Tapajós, compõe as primeiras canções.
Com amigos do Santo Inácio, forma um pequeno conjunto musical para tocar em festinhas. Além de Paulo e Haroldo Tapajós, também faziam parte colegas como Maurício Joppert e Moacir Veloso Cardoso de Oliveira.


1939

Com a Segunda Guerra Mundial, retorna ao Brasil por Portugal. Acompanhado de Tati, passa um período em Lisboa, em companhia de Oswald de Andrade, amigo de sua mulher e a quem conhece naquela ocasião. 
Em Estoril, aguardando a partida do navio de volta ao Brasil, escreve o “Soneto de fidelidade”.


1956

No Rio de Janeiro, Vinicius arregimenta os integrantes do espetáculo que marcará uma época. Através de seu amigo e crítico de música Lúcio Rangel conhece, no bar Vilarinho, o então jovem Antonio Carlos Jobim. É o encontro não só de seu parceiro musical para a peça, como de seu parceiro para fundar nos anos seguintes a Bossa Nova. Em quinze dias, fazem praticamente toda a trilha do espetáculo, como “Lamento do morro” e “Se todos fossem iguais a você”.


1970

Lança, pela Editora Sabiá, sua coletânea de poemas infantis A arca de Nóe. 
Ao lado de sua nova esposa, Gesse Gessy, muda-se para Itapuã, na Bahia, para uma longa temporada na cidade de Salvador.


1980

Mesmo passando por dificuldades com sua saúde, lança, com Toquinho, pela gravadora Ariola, seu derradeiro disco, Um pouco de ilusão
Morre de edema pulmonar no dia 9 de julho em sua casa na Gávea, ao lado de seu parceiro Toquinho e de Gilda Mattoso.

Gostou? Quer saber mais sobre esse maravilhoso poeta brasileiro?


O CIEP HOMENAGEIA VINÍCIUS DE MORAES







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO ÍNDIO - ED. INFANTIL, CRECHE E ARTES

O DIA DO ÍNDIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA NO CIEP. A EDUCAÇÃO INFANTIL DANÇOU AO SOM DE MÚSICAS QUE FALAVAM DOS HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, FIZERAM LINDOS INDIOZINHOS COM AS MÃOZINHAS PINTADAS DE GUACHE, PINTARAM O ROSTO E COLOCARAM O COCAR. ERAM VERDADEIROS GUERREIROS DA ALEGRIA. CONFIRA ABAIXO COMO FOI DIVERTIDO! A PROFESSORA DE ARTES BETE FEZ COM SEUS ALUNOS COLARES E CORDÕES INDÍGENAS E UTILIZOU DE MATERIAL CORDÃO ENCERADO E CAPAS DE REVISTA E ENCARTES. (clique nas fotos para ampliar) A PROFESSORA DE ARTES MÁRCIA GIOVANA PRODUZIU COM SEUS ALUNOS IMITAÇÕES DE MÁSCARAS INDÍGENAS UTILIZANDO DE MATERIAL PRATO DE PAPELÃO, PAPEL CREPOM E GUACHE.  TRABALHO SOBRE TRANÇADO INDÍGENA,    E PINTURAS DO DIA A DIA DOS ÍNDIOS COM GUACHE.  

BOAS VINDAS PROFESSORES - AULA INAUGURAL

DIA 01º DE FEVEREIRO OS PROFESSORES DO CIEP SE REUNIRAM PARA RECOMEÇAR MAIS UM ANO LETIVO. APÓS O REENCONTRO COLOCANDO AS NOVIDADES EM DIAS E AS BOAS VINDAS DA DIREÇÃO, OS PROFESSORES ASSISTIRAM A AULA INAUGURAL COM A SRª SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CLÁUDIA COSTIN.   QUE 2013 SEJA UM ANO DE MUITAS CONQUISTAS E ALEGRIAS PARA TODOS NÓS DO CIEP ARACY DE ALMEIDA (CANTORA)!

FELIZ PÁSCOA - ED. INFANTIL

O significado da Páscoa A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida. A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A o...