O QUE É HALLOWEEN?
Halloween (também conhecido como Dia das Bruxas) é o nome de uma celebração muito popular em alguns países de língua anglo-saxônica (especialmente nos EUA) cujo significado se refere à noite sagrada de 31 de Outubro, véspera do feriado religioso “Dia de Todos os Santos”.
A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses para Estados Unidos, onde a festa é efusivamente comemorada. Os símbolos principais são as fantasias de bruxas e a abóbora com feições humanas iluminada através de uma vela acesa.
No Brasil também se comemora o Halloween em festas particulares, principalmente em casas noturnas. Mas não atrai forte adesão popular como nos Estados Unidos e outros países.
Segundo alguns autores, uma das origens do Halloween pode ter ocorrido entre o povo celta, através das festividades pagãs do fim do período de verão e início do inverno, o “Festival de Samhain”, que acontecia no final do mês de Outubro. Acreditava-se que nesta data, os espíritos dos mortos regressavam para visitar as suas casas e também poderiam surgir assombrações para amaldiçoar os animais e as colheitas. Todos os símbolos utilizados pelos celtas tinham como objetivo afastar os maus espíritos.
A origem católica do Halloween coincide com a festa de Todos os Santos sendo determinado pela Igreja Católica o dia 1 de Novembro para as celebrações. No dia 31 de Outubro acontecia uma vigília de preparação denominada “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos). Após transformações, a expressão permaneceu na sua forma atual.
O QUE É O DIA DO SACI?
Esqueça o Halloween: hoje, 31 de outubro, é Dia do Saci. Isso. Do saci.
A data comemorativa foi criada há menos de uma década para exaltar o folclore brasileiro, em oposição ao feriado do Dia das Bruxas, festejado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa. A ideia é chamar atenção para as lendas nacionais que são pouco difundidas nos dias de hoje. Existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci), que tem 1.100 integrantes.
Claro, a festividade não é para ser levada tão a sério. O grupo nasceu em 2003 entre pessoas que estudam o saci e outros mitos. Alguns associados, aliás, juram ter visto a criatura. Naquele mesmo ano, dois projetos de lei de autoria de Ângela Guadagnin e Aldo Rebelo foram propostos para instituir o Dia do Saci no calendário oficial, mas ficaram arquivados.
O Estado de São Paulo, no entanto, oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004, e outros dez municípios fizeram o mesmo: São Paulo, São Luiz do Paraitinga, São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes (SP); Vitória (ES); Poços de Caldas e Uberaba (MG); e Fortaleza e Independência (CE).
Nas redes sociais, a data já parece ter “colado”. O saci entrou na lista de assuntos mais comentados do Twitter. Junto com o Halloween, claro.
A PROFª FABIANA (ED.FÍSICA) E A PROFª EDILENE (DIRETORA ADJUNTA) FIZERAM NO DIA 31 O
HALLOWEEN DO SACI
PARTICIPARAM AS TURMAS: EI - 31,
EI - 11, EI - 12, EI - 21, CLASSES ESPECIAIS 1 E 2 E PROJETO BROTINHO
FOI EXPLICADO O QUE ERA O HALLOWEEN E O DIA DO SACI, QUE FOI LINDAMENTE INTERPRETADO PELO ALUNO
GABRIEL (T. 1401)
DEPOIS ASSISTIRAM AO FILME "BRUXARIAS NO ANIVERSÁRIO" (TURMA DA MÔNICA) E BRINCARAM DE DANÇA DA VASSOURA
DANÇA DA ESTÁTUA MONSTRO, DANÇA DAS CAVEIRAS, PELARAM COMO O SACI, COLOCARAM A MÃO NO CALDEIRÃO DA BRUXA,
E, PARA FINALIZAR, COMERAM PIPOCA E TOMARAM O "DRINK DO DRÁCULA" (SODA, GROSÉLIA E DENTADURA DE BALA)
Comentários
Postar um comentário