Professoras: Larissa Oliveira e Rafaela
Turma: 1401 E 1402
Ano: 2016
Cápsula do Tempo
A atividade da cápsula do tempo está inserida num projeto maior denominado “Meu lugar meu mundo”,
que visa estudar o conceito de lugar, seus impactos e influências no que diz respeito à formação do indivíduo
como ser único e coletivo. Assim, como o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, a criação de uma
identidade, o reconhecimento do lugar e o contato com o mundo, além da importância de se trabalhar uma
Geografia significativa nas séries iniciais, mesmo diante muitos desafios.
Cápsula do tempo:
Objetivo: armazenar informações ou objetos para que sejam analisados no futuro.
Específicos:
Conhecer a história do bairro através de palestra e dinâmicas;
Identificar a posição de cada individuo como sujeitos funcionais do espaço e ao mesmo tempo, produto deste, já que,
fazem parte de sua construção e das relações sociais;
Produzir textos e ilustrações com aspirações individuais e coletivas para o futuro;
Entender que os textos e ilustrações produzidas serão depositados numa cápsula e enterrados por um período de
dez anos e que quando abrirem novamente terão um encontro com seu passado (ter noção de tempo, de
transformações espaciais, sociais, políticas e individuais).
Desenvolvimento (como se deu):
Recebemos em nosso Ciep (02/06/2016) o gestor ambiental do bairro, Emílson Santos para uma palestra
onde foi exposta a história do bairro com um olhar geográfico. Através de slides animados e uma apresentação
bem interativa e dinâmica, nosso convidado mostrou a trajetória de Jardim Sulacap a partir da década de 1940.
Fez conexões com outros lugares, misturou de um jeito criativo a história do Ciep com a história do bairro e o
mais importante, mostrou a intencionalidade dos objetos, revelando cada elemento e sua dinâmica espacial.
Num segundo momento (dia 03/06/2016) propomos a atividade da cápsula do tempo, onde todos que
participaram do primeiro momento, sem exceção, deveriam escrever uma carta para ser aberta daqui dez anos.
Esta carta precisava expressar os anseios individuais e coletivos para o futuro. Com a mente fervilhando
de muito conhecimento e incertezas, as crianças escreveram, desenharam e depositaram objetos contando
muitos desejos para si e para o seu lugar e como elas poderiam contribuir para que isso acontecesse.
Esta
atividade foi denominada de “Encontro com o passado – a cápsula do tempo” e foi confirmado um
compromisso da escola com todos os alunos e professores que participaram deste dia especial.
Um trabalho que divertiu e ensinou os alunos do quarto ano. Obrigada pela experiência!
ResponderExcluir