Pular para o conteúdo principal

JUNHO: PROJETO CÁPSULA DO TEMPO

Professoras: Larissa Oliveira e Rafaela
 Turma: 1401 E 1402
 Ano: 2016 

Cápsula do Tempo 

A atividade da cápsula do tempo está inserida num projeto maior denominado “Meu lugar meu mundo”, que visa estudar o conceito de lugar, seus impactos e influências no que diz respeito à formação do indivíduo como ser único e coletivo. Assim, como o desenvolvimento do sentimento de pertencimento, a criação de uma identidade, o reconhecimento do lugar e o contato com o mundo, além da importância de se trabalhar uma Geografia significativa nas séries iniciais, mesmo diante muitos desafios. 

Cápsula do tempo: 

Objetivo: armazenar informações ou objetos para que sejam analisados no futuro. 

Específicos: Conhecer a história do bairro através de palestra e dinâmicas; 
Identificar a posição de cada individuo como sujeitos funcionais do espaço e ao mesmo tempo, produto deste, já que, fazem parte de sua construção e das relações sociais; 
Produzir textos e ilustrações com aspirações individuais e coletivas para o futuro; 
Entender que os textos e ilustrações produzidas serão depositados numa cápsula e enterrados por um período de dez anos e que quando abrirem novamente terão um encontro com seu passado (ter noção de tempo, de transformações espaciais, sociais, políticas e individuais). 

Desenvolvimento (como se deu): Recebemos em nosso Ciep (02/06/2016) o gestor ambiental do bairro, Emílson Santos para uma palestra onde foi exposta a história do bairro com um olhar geográfico. Através de slides animados e uma apresentação bem interativa e dinâmica, nosso convidado mostrou a trajetória de Jardim Sulacap a partir da década de 1940. Fez conexões com outros lugares, misturou de um jeito criativo a história do Ciep com a história do bairro e o mais importante, mostrou a intencionalidade dos objetos, revelando cada elemento e sua dinâmica espacial. 
Num segundo momento (dia 03/06/2016) propomos a atividade da cápsula do tempo, onde todos que participaram do primeiro momento, sem exceção, deveriam escrever uma carta para ser aberta daqui dez anos. 













Esta carta precisava expressar os anseios individuais e coletivos para o futuro. Com a mente fervilhando de muito conhecimento e incertezas, as crianças escreveram, desenharam e depositaram objetos contando muitos desejos para si e para o seu lugar e como elas poderiam contribuir para que isso acontecesse. 

Esta atividade foi denominada de “Encontro com o passado – a cápsula do tempo” e foi confirmado um compromisso da escola com todos os alunos e professores que participaram deste dia especial.

Comentários

  1. Um trabalho que divertiu e ensinou os alunos do quarto ano. Obrigada pela experiência!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

FEVEREIRO - TEATRO DA GUARDA MUNICIPAL

O TEATRO DA GUARDA MUNICIPAL FOI AO CIEP ENCENAR UMA PEÇA SOBRE O MOSQUITO DA DENGUE. ENSINANDO AS CRIANÇAS DE FORMA DIVERTIDA SOBRE OS CUIDADOS PARA QUE O MOSQUITO AEDES AEGYPIT NÃO SE PROLIFERE E JUNTO OS CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA AUMENTEM. AQUI MOSQUITO NÃO SE CRIA!

Você sabe quem foi Aracy de Almeida?

Aracy Teles de Almeida (Rio de Janeiro, 19 de agosto de 1914 — Rio de Janeiro, 20 de junho de 1988) foi uma cantora brasileira. Teve grande convivência com o compositor Noel Rosa. Também foi jurada do programa Show de Calouros de Silvio Santos. Era conhecida como "Dama da Central" (do Brasil), pois somente viajava de trem, "A Dama do Encantado" (em referência ao bairro em que morou no Rio), ou "O Samba Em Pessoa". Cantava samba, mas era apreciadora de música clássica e se interessava por leituras de psicanálise, além de ter em sua casa quadros de pintores brasileiros como Aldemir Martins e Di Cavalcanti, com quem mantinha amizade. Os que conviviam com ela, na intimidade ou profissionalmente, a viam como uma mulher lida e esclarecida. Tratada por amigos pelo apelido de "Araca", Noel Rosa disse, em entrevista para A Pátria, em 4 de janeiro de 1936: "Aracy de Almeida é, na minha opinião, a pessoa que interpreta com exatidão o que eu ...

DIA DO ÍNDIO - ED. INFANTIL, CRECHE E ARTES

O DIA DO ÍNDIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA NO CIEP. A EDUCAÇÃO INFANTIL DANÇOU AO SOM DE MÚSICAS QUE FALAVAM DOS HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, FIZERAM LINDOS INDIOZINHOS COM AS MÃOZINHAS PINTADAS DE GUACHE, PINTARAM O ROSTO E COLOCARAM O COCAR. ERAM VERDADEIROS GUERREIROS DA ALEGRIA. CONFIRA ABAIXO COMO FOI DIVERTIDO! A PROFESSORA DE ARTES BETE FEZ COM SEUS ALUNOS COLARES E CORDÕES INDÍGENAS E UTILIZOU DE MATERIAL CORDÃO ENCERADO E CAPAS DE REVISTA E ENCARTES. (clique nas fotos para ampliar) A PROFESSORA DE ARTES MÁRCIA GIOVANA PRODUZIU COM SEUS ALUNOS IMITAÇÕES DE MÁSCARAS INDÍGENAS UTILIZANDO DE MATERIAL PRATO DE PAPELÃO, PAPEL CREPOM E GUACHE.  TRABALHO SOBRE TRANÇADO INDÍGENA,    E PINTURAS DO DIA A DIA DOS ÍNDIOS COM GUACHE.