Pular para o conteúdo principal

Postagens mais visitadas deste blog

1302 - REDESCOBRINDO O BRASIL - PROFª CARMEM LÚCIA

A PROFª CARMEM LÚCIA VEM TRABALHANDO COM SEUS ALUNOS O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E TODOS OS TIPOS DE CULTURA QUE AQUI CHEGARAM. UTILIZANDO COMO AMBIENTES A SALA DE AULA E A SALA DE LEITURA, ELA TRABALHOU A CHEGADA DOS NEGROS NO BRASIL E SUA CULTURA. LEU PARA ELES LIVROS COM CONTOS E LENDAS AFRICANAS, MOSTROU O MAPA DO MUNDO LOCALIZANDO ONDE FICA O CONTINENTE AFRICANO E O CAMINHO QUE ELES PERCORRERAM ATÉ CHEGAR NO BRASIL TRAZIDOS COMO ESCRAVOS PELOS PORTUGUESES. ASSIM COMO SUAS COMIDAS, DANÇAS E RELIGIÃO.
FEZ UMA BELÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO E UM DEBATE PARA SABER QUEM ERA NEGRO OU BRANCO NA TURMA, ONDE ELES DESCOBRIRAM QUE MESMO O ALUNO COM A PELE MAIS CLARINHA, TINHA CARACTERÍSTICAS DA RAÇA NEGRA, POIS EM SUA FAMÍLIA HAVIA DESCENDENTES NEGROS .
ISSO É SÓ O COMEÇO. ACOMPANHE NOSSO BLOG, POIS ESSE MARAVILHOSO PROJETO AINDA NÃO TERMINOU.
CONFIRA COMO FOI A CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS AFRICANAS. (CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

As Máscaras Africanas povoam há milênios o imaginário de grand…

DIA DO ÍNDIO - ED. INFANTIL, CRECHE E ARTES

O DIA DO ÍNDIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA NO CIEP. A EDUCAÇÃO INFANTIL DANÇOU AO SOM DE MÚSICAS QUE FALAVAM DOS HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, FIZERAM LINDOS INDIOZINHOS COM AS MÃOZINHAS PINTADAS DE GUACHE, PINTARAM O ROSTO E COLOCARAM O COCAR. ERAM VERDADEIROS GUERREIROS DA ALEGRIA. CONFIRA ABAIXO COMO FOI DIVERTIDO!


A PROFESSORA DE ARTES BETE FEZ COM SEUS ALUNOS COLARES E CORDÕES INDÍGENAS E UTILIZOU DE MATERIAL CORDÃO ENCERADO E CAPAS DE REVISTA E ENCARTES. (clique nas fotos para ampliar)
A PROFESSORA DE ARTES MÁRCIA GIOVANA PRODUZIU COM SEUS ALUNOS IMITAÇÕES DE MÁSCARAS INDÍGENAS UTILIZANDO DE MATERIAL PRATO DE PAPELÃO, PAPEL CREPOM E GUACHE.



















 TRABALHO SOBRE TRANÇADO INDÍGENA,




















 E PINTURAS DO DIA A DIA DOS ÍNDIOS COM GUACHE.

DIA DA BRINCADEIRA - EDUCAÇÃO INFANTIL - 25/03

"Essa é a história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo..."





Por que brincar é importante para as crianças pequenas?Brincar é importante para os pequenos e disso você tem certeza. Mas por quê? Sem essa resposta, fica difícil desenvolver um bom trabalho com as turmas de creche e de pré-escola, não é mesmo? Se essa inquietação faz parte do seu dia a dia, sinta-se convidado a estudar o tema. Ele rende pano para manga desde muito, muito tempo atrás. "Os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura", diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. 
Quer continuar lendo? Acesse http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml
A UE desenvolveu no Dia do Brincar um resgate aos Brinquedos Cantados.
Quer saber se as crianças gostaram? Clique nas fotos para ampliar e veja as carinha felizes.