Pular para o conteúdo principal

1302 - REDESCOBRINDO O BRASIL - PROFª CARMEM LÚCIA

A PROFª CARMEM LÚCIA VEM TRABALHANDO COM SEUS ALUNOS O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E TODOS OS TIPOS DE CULTURA QUE AQUI CHEGARAM.
UTILIZANDO COMO AMBIENTES A SALA DE AULA E A SALA DE LEITURA, ELA TRABALHOU A CHEGADA DOS NEGROS NO BRASIL E SUA CULTURA.
LEU PARA ELES LIVROS COM CONTOS E LENDAS AFRICANAS, MOSTROU O MAPA DO MUNDO LOCALIZANDO ONDE FICA O CONTINENTE AFRICANO E O CAMINHO QUE ELES PERCORRERAM ATÉ CHEGAR NO BRASIL TRAZIDOS COMO ESCRAVOS PELOS PORTUGUESES.
ASSIM COMO SUAS COMIDAS, DANÇAS E RELIGIÃO.

FEZ UMA BELÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO E UM DEBATE PARA SABER QUEM ERA NEGRO OU BRANCO NA TURMA, ONDE ELES DESCOBRIRAM QUE MESMO O ALUNO COM A PELE MAIS CLARINHA, TINHA CARACTERÍSTICAS DA RAÇA NEGRA, POIS EM SUA FAMÍLIA HAVIA DESCENDENTES NEGROS .

ISSO É SÓ O COMEÇO.
ACOMPANHE NOSSO BLOG, POIS ESSE MARAVILHOSO PROJETO AINDA NÃO TERMINOU.

CONFIRA COMO FOI A CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS AFRICANAS.
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)


As Máscaras Africanas povoam há milênios o imaginário de grande parcela do continente onde surgiu a humanidade. São impregnados de variados significados sociais, mas não menos misteriosos, podem servir para rituais de passagem, como a transição de um jovem para a vida adulta, casamentos, cerimônias fúnebres (enterros), festividades das mais diversas e também para a guerra.
Não podemos esquecer que o continente africano possui uma riquíssima história cultural, repleta de cores e incríveis significados.
As Máscaras Africanas se espalharam por todo mundo, levando para outros povos a beleza estética do povo negro, inclusive ao Brasil, quando da escravidão no período colonial, trouxeram ao país milhões de negros e negras e suas manifestações culturais de diferentes nações africanas.
Com a confecção das Máscaras Africanas os alunos compreenderam um pouco mais sobre a belíssima história ancestral da Mãe África.

 


 

 
 



  
 




TURMA 1302 E SUAS MÁSCARAS AFRICANAS


Comentários

  1. Lindas máscaras dos nossos artistas mirins!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu trabalho Carminha.

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindas as ma'scaras. Parabe'ns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O CIEP NA RIO +20

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RIO+20
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.  A RIO+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (RIO-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Considerando a importância dessa Conferência para o coletivo da escola e sua contribuição para a construção de um mundo sustentável, a U.E criou um fórum de discussão (assembléias), um concurso de desenho RIO+20 com o tema “A TERRA DAQUI A 50 ANOS”, aproveitando uma ideia lançada à algum tempo pela revista “CIÊNCIA HOJE” que premiará os desenhos mais originais e fez o plantio de uma árvore comemorativa a essa conferência.







28 de SETEMBRO - TEATRO DA CEG

O CIEP TEVE A HONRA DE RECEBER UM MARAVILHOSO TEATRO E UMA PALESTRA EDUCATIVA DA COMPANIA ESTADUAL DE GÁS. NOSSO ALUNOS AMARAM!!! CONFIRA COMO FOI. "MANUAL PARA UM FUTURO LEGAL"




CURTAM  A PÁGINA DELES NO FACEBOOK https://www.facebook.com/manualparaofuturolegal/?ref=br_tf













E SE VOCÊ PERDEU O TEATRO OU FICOU COM CURIOSIDADE ASSISTA EM  http://www.manualparaofuturolegal.com.br/