Pular para o conteúdo principal

1302 - REDESCOBRINDO O BRASIL - PROFª CARMEM LÚCIA

A PROFª CARMEM LÚCIA VEM TRABALHANDO COM SEUS ALUNOS O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E TODOS OS TIPOS DE CULTURA QUE AQUI CHEGARAM.
UTILIZANDO COMO AMBIENTES A SALA DE AULA E A SALA DE LEITURA, ELA TRABALHOU A CHEGADA DOS NEGROS NO BRASIL E SUA CULTURA.
LEU PARA ELES LIVROS COM CONTOS E LENDAS AFRICANAS, MOSTROU O MAPA DO MUNDO LOCALIZANDO ONDE FICA O CONTINENTE AFRICANO E O CAMINHO QUE ELES PERCORRERAM ATÉ CHEGAR NO BRASIL TRAZIDOS COMO ESCRAVOS PELOS PORTUGUESES.
ASSIM COMO SUAS COMIDAS, DANÇAS E RELIGIÃO.

FEZ UMA BELÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO E UM DEBATE PARA SABER QUEM ERA NEGRO OU BRANCO NA TURMA, ONDE ELES DESCOBRIRAM QUE MESMO O ALUNO COM A PELE MAIS CLARINHA, TINHA CARACTERÍSTICAS DA RAÇA NEGRA, POIS EM SUA FAMÍLIA HAVIA DESCENDENTES NEGROS .

ISSO É SÓ O COMEÇO.
ACOMPANHE NOSSO BLOG, POIS ESSE MARAVILHOSO PROJETO AINDA NÃO TERMINOU.

CONFIRA COMO FOI A CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS AFRICANAS.
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)


As Máscaras Africanas povoam há milênios o imaginário de grande parcela do continente onde surgiu a humanidade. São impregnados de variados significados sociais, mas não menos misteriosos, podem servir para rituais de passagem, como a transição de um jovem para a vida adulta, casamentos, cerimônias fúnebres (enterros), festividades das mais diversas e também para a guerra.
Não podemos esquecer que o continente africano possui uma riquíssima história cultural, repleta de cores e incríveis significados.
As Máscaras Africanas se espalharam por todo mundo, levando para outros povos a beleza estética do povo negro, inclusive ao Brasil, quando da escravidão no período colonial, trouxeram ao país milhões de negros e negras e suas manifestações culturais de diferentes nações africanas.
Com a confecção das Máscaras Africanas os alunos compreenderam um pouco mais sobre a belíssima história ancestral da Mãe África.

 


 

 
 



  
 




TURMA 1302 E SUAS MÁSCARAS AFRICANAS


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BAILINHO DE CARNAVAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

DEZEMBRO -FESTA DE NATAL - CHEGADA DO PAPAI NOEL - PARTE 2

CONTINUAÇÃO DAS FOTOS TURMAS: 1301,1202 E 1201




DEZEMBRO - FESTA DE NATAL - CHEGADA DO PAPAI NOEL - PARTE 1

E PARA ENCERRAR, O CIEP ESPERAVA CALOROSAMENTE A CHEGADA DO BOM VELHINHO. E ELE CHEGOU DE MANSINHO, MAS CAUSOU UM REBOLIÇO NAS CRIANÇAS. O CIEP AGRADECE A PRESENÇA E A GENEROSIDADE DO NOSSO QUERIDO PAPAI NOEL.






ABAIXO AS FOTOS DOS ALUNOS COM O PAPAI NOEL TURMAS: CLASSES 1 E 2, 1501, 1402 E 1401