Pular para o conteúdo principal

DIA DA BRINCADEIRA - EDUCAÇÃO INFANTIL - 25/03



SEREPENTE




"Essa é a história da serpente
que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo..."






Por que brincar é importante para as crianças pequenas?

Brincar é importante para os pequenos e disso você tem certeza. Mas por quê? Sem essa resposta, fica difícil desenvolver um bom trabalho com as turmas de creche e de pré-escola, não é mesmo? Se essa inquietação faz parte do seu dia a dia, sinta-se convidado a estudar o tema. Ele rende pano para manga desde muito, muito tempo atrás. "Os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura", diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. 


A UE desenvolveu no Dia do Brincar um resgate aos Brinquedos Cantados.

Quer saber se as crianças gostaram? Clique nas fotos para ampliar e veja as carinha felizes.

GALINHA CHOCA





 "A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
    bota 1, 2, 3, 4, ..."
BATATA QUENTE


MAZU
























"Para dentro para fora
MAZU
mazu, mazu..."













" Eu abro essa janela
mazu, mazu..."







MAZU


MAZU




"Eu tiro um companheiro
mazu, mazu..."











        

"Eu danço engraçadinho
mazu, mazu..."







MAZU












 "Eu danço engraçadinho
  mazu, mazu, mazu..."






MAZU


DE ABÓBORA FAZ MELÃO

















"...faz doce sinhá, faz doce sinhá
faz doce sinhá Maria..."







DE ABÓBORA FAZ MELÃO



            "...Quem quiser aprender a dançar
             vai na casa do Juquinha
             Ele pula, ele roda
             ele faz requebradinha..."

PERIQUITO MARACANÃ









"Periquito Maracanã, cadê a sua iá, iá....
Faz um dia, faz uma ano que eu não vejo ela passar...
...Olha vai abaixando.....
...Olha deitando....
...Olha vai dormindo até sonhar..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1302 - REDESCOBRINDO O BRASIL - PROFª CARMEM LÚCIA

A PROFª CARMEM LÚCIA VEM TRABALHANDO COM SEUS ALUNOS O DESCOBRIMENTO DO BRASIL E TODOS OS TIPOS DE CULTURA QUE AQUI CHEGARAM. UTILIZANDO COMO AMBIENTES A SALA DE AULA E A SALA DE LEITURA, ELA TRABALHOU A CHEGADA DOS NEGROS NO BRASIL E SUA CULTURA. LEU PARA ELES LIVROS COM CONTOS E LENDAS AFRICANAS, MOSTROU O MAPA DO MUNDO LOCALIZANDO ONDE FICA O CONTINENTE AFRICANO E O CAMINHO QUE ELES PERCORRERAM ATÉ CHEGAR NO BRASIL TRAZIDOS COMO ESCRAVOS PELOS PORTUGUESES. ASSIM COMO SUAS COMIDAS, DANÇAS E RELIGIÃO.
FEZ UMA BELÍSSIMA REFLEXÃO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO E UM DEBATE PARA SABER QUEM ERA NEGRO OU BRANCO NA TURMA, ONDE ELES DESCOBRIRAM QUE MESMO O ALUNO COM A PELE MAIS CLARINHA, TINHA CARACTERÍSTICAS DA RAÇA NEGRA, POIS EM SUA FAMÍLIA HAVIA DESCENDENTES NEGROS .
ISSO É SÓ O COMEÇO. ACOMPANHE NOSSO BLOG, POIS ESSE MARAVILHOSO PROJETO AINDA NÃO TERMINOU.
CONFIRA COMO FOI A CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS AFRICANAS. (CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

As Máscaras Africanas povoam há milênios o imaginário de grand…

DIA DO ÍNDIO - ED. INFANTIL, CRECHE E ARTES

O DIA DO ÍNDIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA NO CIEP. A EDUCAÇÃO INFANTIL DANÇOU AO SOM DE MÚSICAS QUE FALAVAM DOS HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, FIZERAM LINDOS INDIOZINHOS COM AS MÃOZINHAS PINTADAS DE GUACHE, PINTARAM O ROSTO E COLOCARAM O COCAR. ERAM VERDADEIROS GUERREIROS DA ALEGRIA. CONFIRA ABAIXO COMO FOI DIVERTIDO!


A PROFESSORA DE ARTES BETE FEZ COM SEUS ALUNOS COLARES E CORDÕES INDÍGENAS E UTILIZOU DE MATERIAL CORDÃO ENCERADO E CAPAS DE REVISTA E ENCARTES. (clique nas fotos para ampliar)
A PROFESSORA DE ARTES MÁRCIA GIOVANA PRODUZIU COM SEUS ALUNOS IMITAÇÕES DE MÁSCARAS INDÍGENAS UTILIZANDO DE MATERIAL PRATO DE PAPELÃO, PAPEL CREPOM E GUACHE.



















 TRABALHO SOBRE TRANÇADO INDÍGENA,




















 E PINTURAS DO DIA A DIA DOS ÍNDIOS COM GUACHE.

O CIEP NA RIO +20

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RIO+20
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.  A RIO+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (RIO-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Considerando a importância dessa Conferência para o coletivo da escola e sua contribuição para a construção de um mundo sustentável, a U.E criou um fórum de discussão (assembléias), um concurso de desenho RIO+20 com o tema “A TERRA DAQUI A 50 ANOS”, aproveitando uma ideia lançada à algum tempo pela revista “CIÊNCIA HOJE” que premiará os desenhos mais originais e fez o plantio de uma árvore comemorativa a essa conferência.