Pular para o conteúdo principal

NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O que é o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.
O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

A Professora de artes do CIEP, Bete Pacó, realizou lindos trabalhos com os alunos da 1501 e 1101,confira:
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

HOJE É O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DA 1302 MOSTRARAM QUE ESTÃO PRONTOS PARA PROTEGÊ-LO.
VEJAM COMO FICARAM LINDOS OS
"PROTETORES DA NATUREZA"






























E COMO SERÁ QUE FICARÁ ESSA HORTA DE TEMPEROS DA TURMA 1302 DA PROFESSORA CARMEM?
ACOMPANHE NOSSO BLOG PARA SABER




DIA DO ÍNDIO - ED. INFANTIL, CRECHE E ARTES

O DIA DO ÍNDIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA NO CIEP. A EDUCAÇÃO INFANTIL DANÇOU AO SOM DE MÚSICAS QUE FALAVAM DOS HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, FIZERAM LINDOS INDIOZINHOS COM AS MÃOZINHAS PINTADAS DE GUACHE, PINTARAM O ROSTO E COLOCARAM O COCAR. ERAM VERDADEIROS GUERREIROS DA ALEGRIA. CONFIRA ABAIXO COMO FOI DIVERTIDO!


A PROFESSORA DE ARTES BETE FEZ COM SEUS ALUNOS COLARES E CORDÕES INDÍGENAS E UTILIZOU DE MATERIAL CORDÃO ENCERADO E CAPAS DE REVISTA E ENCARTES. (clique nas fotos para ampliar)
A PROFESSORA DE ARTES MÁRCIA GIOVANA PRODUZIU COM SEUS ALUNOS IMITAÇÕES DE MÁSCARAS INDÍGENAS UTILIZANDO DE MATERIAL PRATO DE PAPELÃO, PAPEL CREPOM E GUACHE.



















 TRABALHO SOBRE TRANÇADO INDÍGENA,




















 E PINTURAS DO DIA A DIA DOS ÍNDIOS COM GUACHE.

EDUCOPÉDIA - PÉ DE VENTO - 1º ANO

As professoras Cristina e Ângela estão usando a plataforma Educopédia com o 1º ano. As crianças estão adorando o "Pé de Vento", que vem ajudando e complementando as aulas dadas na sala. (Clique nas imagens para ampliar)