Pular para o conteúdo principal

27 DE MARÇO - DIA DO CIRCO

No dia 27 de março é comemorado o dia do circo, um espaço levantado por armações desmontáveis, coberto por lona, sendo que na parte interna são montados arquibancadas, camarotes e, ao centro, o picadeiro.
No circo são realizados shows e espetáculos, são apresentados vários números divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas, mágicos, etc.
A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, essa é a data de seu nascimento. Piolim era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.
Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas.
O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.
Os circos surgiram em Roma, no século III a.C, onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais, e jogos de ginástica. O mais conhecido era o Circo Máximo, que recebia 150 mil pessoas em um único espetáculo.
Os circos sempre se utilizaram dos animais para dar mais graça às suas apresentações, porém esses eram maltratados, castigados e machucados para cumprirem suas tarefas. Hoje em dia vários circos aboliram esses costumes, pois ferem os princípios morais dos homens em respeito à natureza.
Os espetáculos dos circos modernos estão voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público.
Dentre os mais famosos da atualidade temos o Cirque Du Soleil, canadense, criado em 1984. Os shows promovidos são de pura arte, onde milhares de artistas de todo o mundo se apresentam juntamente com efeitos de luzes, cores e sons.


"HOJE TEM MARMELADA
TEM SIM SENHOR
HOJE TEM GOIABADA
TEM SIM SENHOR"
EI - 11 PROFESSORA CARMEN LÚCIA




























EI-31 (CRECHE)
PROFESSORA BHYANKA






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO ÍNDIO - ED. INFANTIL, CRECHE E ARTES

O DIA DO ÍNDIO FOI COMEMORADO COM MUITA ALEGRIA NO CIEP. A EDUCAÇÃO INFANTIL DANÇOU AO SOM DE MÚSICAS QUE FALAVAM DOS HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA, FIZERAM LINDOS INDIOZINHOS COM AS MÃOZINHAS PINTADAS DE GUACHE, PINTARAM O ROSTO E COLOCARAM O COCAR. ERAM VERDADEIROS GUERREIROS DA ALEGRIA. CONFIRA ABAIXO COMO FOI DIVERTIDO!


A PROFESSORA DE ARTES BETE FEZ COM SEUS ALUNOS COLARES E CORDÕES INDÍGENAS E UTILIZOU DE MATERIAL CORDÃO ENCERADO E CAPAS DE REVISTA E ENCARTES. (clique nas fotos para ampliar)
A PROFESSORA DE ARTES MÁRCIA GIOVANA PRODUZIU COM SEUS ALUNOS IMITAÇÕES DE MÁSCARAS INDÍGENAS UTILIZANDO DE MATERIAL PRATO DE PAPELÃO, PAPEL CREPOM E GUACHE.



















 TRABALHO SOBRE TRANÇADO INDÍGENA,




















 E PINTURAS DO DIA A DIA DOS ÍNDIOS COM GUACHE.

10 DE ABRIL - ANIVERSÁRIO DO CIEP ARACY DE ALMEIDA (CANTORA)

E É COM MUITA HONRA QUE COMEMORAMOS NO DIA 10 DE ABRIL O ANIVERSÁRIO DO CIEP. SÃO 27 ANOS DE DEDICAÇÃO DE TODO O SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIO OBJETIVANDO UMA ESCOLA DE QUALIDADE.







DIA DA BRINCADEIRA - EDUCAÇÃO INFANTIL - 25/03

"Essa é a história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo..."





Por que brincar é importante para as crianças pequenas?Brincar é importante para os pequenos e disso você tem certeza. Mas por quê? Sem essa resposta, fica difícil desenvolver um bom trabalho com as turmas de creche e de pré-escola, não é mesmo? Se essa inquietação faz parte do seu dia a dia, sinta-se convidado a estudar o tema. Ele rende pano para manga desde muito, muito tempo atrás. "Os primeiros questionamentos sobre o brincar não estavam relacionados a jogos, brinquedos e brincadeiras, mas focavam a cultura", diz Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. 
Quer continuar lendo? Acesse http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml
A UE desenvolveu no Dia do Brincar um resgate aos Brinquedos Cantados.
Quer saber se as crianças gostaram? Clique nas fotos para ampliar e veja as carinha felizes.